24 janeiro 2015

DIY Saia Cintura Alta


Olááá! Faz tempo que eu não posto tutoriais aqui não é? Pois é, isso vai mudar hoje. 
Tenho costurado pouquíssimas peças lolitas e isso dificulta para fazer tutoriais. Recentemente fiz essa saia para a minha irmã, logo após o vestido do último post. Ela me pediu uma saia simples de cintura alta, sem muitos detalhes, como vocês vão perceber consegui convencê-la a adicionar alguns detalhes que tornaram o resultado bem mais interessante.

Para mim, saias são uma das peças lolitas mais fáceis de fazer, mas isso depende do modelo. Essa por exemplo, a única coisa que talvez seja mais complicada é a parte da cintura,

O que eu utilizei:

1,30 ~ 1,40 de tricoline estampado
Entretela para a cintura
3 botões de pérolas
Zíper invisível de 30 cm

A primeira coisa que sempre faço quando vou cortar o tecido para fazer uma saia ou vestido é cortar a parte inferior (a saia). Para isso, sempre dobro o tecido ao meio, com o lado avesso para fora e risco a altura que eu quero para a minha saia + alguns centímetros para a costura. As minhas saias (e os vestidos também) sempre tem a circunferência de duas larguras de tecido.

 Gosto de cortar tecido no chão ^^

Depois de cortado fica dessa maneira, a parte que sobrou é para fazer a cintura alta.


Para a cintura, eu fiz esse molde abaixo. Ele é assim mais curvadinho para dar forma para a cintura. Se eu não me engano o fiz com 10 cm de altura. Ele é bem menor que a metade da cintura da minha irmã, então quando fui cortar o tecido (com ele dobrado) aumentei o que precisava.


Aumentei 8,5 cm x2, por que precisava de tecido a mais para um detalhe que mostrarei logo abaixo. Quando fui cortar o tecido, ficou assim (não esqueça que o tecido deve estar dobrado):


Alfinetei essas dobras que depois iria costurar e será um belo detalhe (não sei o nome disso T.T).


Então, com a parte da frente da cintura pronta, fiz o seu forro. do tamanho certo.


Cortei a parte das costas da cintura. Aquela lateral lá do início 4 vezes + 2 retângulos onde faria o shirring.


E ficou assim, cintura frente e forro da frente.


Cintura costas e forro das costas.


A primeira coisa que fiz foi costurar esse detalhes de dobras.


Depois entretelei a cintura frente com o detalhes e duas das laterais das costas.
Isso deixará a cintura bem mais "durinha" e consequentemente dará uma forma mais bonita a ela.


Uni as laterais entreteladas da costa com um dos retângulos que irá o shirring. Uni também dessa maneira o forro costas.


Costurei frente e costas da cintura.


Fiz o mesmo com o forro e depois uni as duas partes da cintura. Deixe uma das laterais "abertas" para colocar o zíper. Feito o shirring, ficou como na imagem abaixo:


Com essa parte da cintura pronta, vamos para a saia.
Una os dois retângulos da saia pelas laterais. Deixe uns 20 cm para o zíper na lateral correspondente a parte da cintura que ficou "aberta".


Faça a bainha da saia. Franza-a e a una com a cintura.


Coloque o zíper e pesponte a parte superior da cintura e a lateral do zíper, como na foto:


Coloque os botões ou outros detalhes


E por fim costure a mão o forro da cintura, faça como uma bainha, mas a una com o resto da saia.


Está pronta!



Ela ficou tão linda e fofa, vontade de roubá-la para mim ^^
Provavelmente vocês a verão logo, pois a minha irmã a amou.

Espero sinceramente que gostem <3
Qualquer dúvida deixe nos comentários que esclareço logo que puder.

2 comentários:

  1. A saia ficou linda! Que bom que você postou esse tutorial! Foi muito útil, me deu até vontade de fazer, mesmo eu não tendo muita habilidade para costura.

    ResponderExcluir