15 agosto 2014

Tutorial JSK - agora sim!

Olá meus amores, me desculpem a demora dessa postagem.
Como eu havia prometido a vocês, um tutorial de JSK mais explicadinho:

Vocês lembram da minha primeira tentativa de fazer um JSK não é?
Então a partir daquele molde eu fiz um vestido novo, dessa vez eu queria algo bem simples já que o tecido já é estampado.

Molde do primeiro JSK

Comprei dois metros de tecido para fazer o JSK. Para fazer a saia eu geralmente corto duas vezes a altura que eu quero X a largura do tecido. Exemplo: se o tecido tem 1,50 m de largura e minha sai vai ter 50 cm, eu corto 52 cm (espaço para a costura/bainha) por 1,50 m duas vezes, assim quando eu juntar vou ter 3 metros pra franzir e a saia comportará bem uma anágua. Espero que não tenha ficado confuso para vocês.
Mas a estampa desse tecido é na altura do tecido, então o que fiz foi cortar duas vezes 1,50 m pela altura da saia, dessa forma:

Pequena participação do Putz *-*

Eu geralmente quando vou fazer vestidos corto primeiro a parte da saia, por uma questão prática. A parte do busto tem que ser cortada com muito cuidado, primeiro se você for seguir um molde parecido com o meu, note que a frente e as costas devem ser cortadas com o tecido dobrado, senão vai ter uma costura bem no meio e isso não fica esteticamente bonito, segundo, corte frente e costas duas vezes e as laterais quatro vezes, por causa do forro. quando você cortar tudo, vai ficar mais ou menos assim:

duas frentes e duas costas

A primeira coisa a fazer é unir essa partes desse jeito:

Duas frentes e duas costas, dessa vez unidas

Aproxima fase foi unir frente e costas, escolha o lado que você quer colocar o zíper (geralmente esquerdo) e una o lado contrário, o forro você irá unir o lado contrário do lado direito. Exemplo: meu zíper, eu sempre coloco no lado esquerdo, então nessa hora eu vou costurar o lado direito da parte que vai ficar "pra fora" e o lado esquerdo do forro (muito confuso?), e ficará assim:

Sua próxima tarefa será encaixar as alças, eu as faço/corto depois da parte do busto pronta pois assim é mais fácil de medir em você mesmo o tamanho que elas devem ser. Depois delas prontas, as costure na parte de "fora" dessa forma:

Faça isso nas costas também, e ficará assim:

Una o forro com a "parte de fora", dessa forma:

E esse será o resultado:

Agora deixe um pouco de lado a parte do busto e vamos para a saia. Lembram que eu cortei dois retângulos para a saia? Então, você irá unir uma lateral inteira, e a outra vc irá deixar 15-20 cm sem costura para o zíper, assim:

Ok, feito isso, você irá franzir a saia, antes, se preferir, faça a bainha.
Para franzir, faça duas costuras paralelas, sem arrematar, no extremo que será unido com a parte do busto. Puxe as linhas de baixo, a da bobina, e assim franza igualmente a saia em uma medida que encaixe com a parte do busto. 

Ela ficará assim depois de franzida:

Alfinete a saia com a parte do busto e os una.

Una apenas com o lado direito (a parte de fora).

Costure o zíper, também apenas no lado direito:

Agora começa o acabamento. Costure o forro junto ao zíper como na imagem abaixo, para dar um bom acabamento.

Pesponte a parte superior do busto:

Por último, você irá costurar á mão o forro (espero que entendam essa parte, não sei como explicar melhor sorry), como na imagem abaixo:

Se você não fez a bainha antes, a faça agora. E voíla! Seu JSK está pronto!

Fotinho dele no corpo:

Espero que tenham gostado e mil desculpas pela demora da postagens, eu me demoro para escrever tutoriais pois fico arrumando, reescrevendo, arrumando de novo para tentar deixar o mais simples e fácil para vocês.
Qualquer dúvida podem deixar nos comentários que respondo logo que puder!

Beijinhos e até o próximo post!

12 comentários:

  1. Para tudo, Isis!
    Que JSK divino! Você costura muito bem, e o tutorial ficou bem explicadinho e as fotos fáceis de entender!
    Já falei, abre uma loja que vou ser a primeira a comprar! USHUSHDUHSDUHSDHUSUDHS
    Adorei o tecido que você escolheu, me lembrou o JSK de notas musicais da BL! *-*
    E super combinou com o seu estilo *-*
    mil beijinhos <3

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Nana, vc é sempre tão fofa *aperta*
    Rsrsrs talvez abrir uma loja de roupas lolitas faça parte do meu futuro, to pensando seriamente sobre isso
    Sim esse tecido é lindo! Primeira peça estampada do meu wardrobe loli ^^
    Muitos beijos pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito seu JSK, gosto muito de modelos mais simples assim <3
    Você é tão organizada! Minhas costuras são uma bagunça e eu sempre tenho preguiça de pôr forro, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu queria muito um JSK simples!
      Há um tempo atrás eu também tinha preguiçinha de pôr forro, mas eu sempre me arrependia pq não gostava do acabamento.

      Excluir
  4. Quem costura bonita você tem! Parabens, ficou lindo :3

    ResponderExcluir
  5. Adorei o tutorial, está muito fácil de entender. Obrigada por postar isso <3
    Se eu quisesse fazer um vestido com abotoado na frente? eu teria que cortar a parte da saia em 3 pedaços (2 para a frente e um para a parte de tras)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Vivian!
      Isso, vc viu que eu cortei dois retângulos para a saia não é? Então, o da frente eu cortaria na metade ;)

      Excluir
  6. Sou meio perdida pra moldes, mas vou perguntar mesmo assim as medidas que você usou pra fazer molde para o busto quais foram?

    Por sinal o jsk ficou lindo x333 Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Então, esse molde eu adaptei de um molde de um vestido comum (como eu mostro nesse post http://norainnorainboow.blogspot.com.br/2014/07/tutorial-jsk-uma-experiencia.html) é difícil eu te passar as medidas exatas pq são as minhas medidas, e talvez elas não funcionem com você. O que eu te aconselho é tentar adaptar uma modelagem mais comum para a parte do busto como eu fiz, e a saia, meça a altura que vc deseja e corte com alguns centímetros a mais para a costura.
      Espero tê-la ajudado :)

      Excluir
  7. Ei Isis! Ameio o tutorial, até deu vontade de arriscar fazer! <3 Ha, te indiquei para uma Tag lá no blog http://de-lune.blogspot.com.br/2014/09/tag-perfil-literario.html ^~^ Espero que goste.

    Um beijo,

    Lettícia Gabriella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh muito obrigado, eu adorei a tag e vou respondê-la logo logo :)