04 fevereiro 2014

Como fazer um bloomer

Olá, semana passada eu estava mexendo no meu bagunçado armário de costura e encontrei um cetim de forro (não tão brilhante e mais grosso que aquele cetim barato e horrível eca). Só tinha 60 cm e 1- eu nunca usaria ele para fazer algo lolita por ter um pouco de brilho  2- eu estava querendo um bloomer preto a um tempo já. Logo, juntei os materiais e quando iria começar a costurar me veio em mente que eu poderia compartilhar com vocês. E aí está:
OBS: nunca trabalhe com um tecido amassado, não faça como eu, sempre passe o tecido antes de utilizá-lo.

Você irá precisar de:

60 cm de tecido, aconselho tricoline 100% algodão, mas pode ser outros;
1,30 cm ou mais de renda de algodão;
Elástico de 1,5 cm;
Elástico de 0,5 cm;

Primeiramente você precisa da modelagem de um bloomer, a minha eu fiz durante meu curso de costura (minha professora me ajudou). Caso você não tenha vou tentar lhe ajudar de duas formas, primeira, sabe aqueles shorts de pijama bem folgados? então, você pode tirar o molde deles, mas ele tem que ficar bem soltinho no seu corpo senão não vale, caso seja curto é só aumentar o comprimento dele. Segunda, eu fiz tentei fazer um desenho técnico para ajudá-los, sorry tive que fazer no paint pois meu corel está com uns probleminhas. Ele foi feito com as minhas medidas (60 cm de cintura e 40 cm de coxa) mas serve em alguém até com 90 cm de cintura (isso se o quadril não for muito largo) e 50 cm de coxa, caso suas medidas sejam maiores aumente a modelagem igualmente em alguns centímetros.

A primeira coisa que você irá fazer após obter o molde é alfinetá-lo ao tecido, lembrando que o tecido é sempre riscado do lado avesso. Una as laterais, assim não precisará das costuras laterais, dessa forma:

Risque deixando 1 cm de espaço para a costura em todo o molde, na parte superior acrescente 2 cm para podermos colocar o elástico.

Depois de checar se está tudo certo você pode cortá-lo (corte duas vezes) e ficará assim:

As primeiras coisas que você irá costurar são os ganchos, dessa maneira:

Depois dos ganchos unidos costure a renda na barra e por fim una as pernas e este será o resultado:

Agora pegue o elástico de 0,5 cm e meça na sua perna, de uma maneira que não fique apertado nem solto e corte

Una as pontas do elástico de uma maneira que fique firme

Agora, com o bloomer do lado avesso marque 4 cm a partir da barra, assim:

Costure o elástico nessa linha que você riscou, sempre puxando bem o elástico para ele ficar com um franzido uniforme

E por fim  costure o elástico de 1,5 cm na cintura e seu bloomer ficará assim:

Caso deseje acrescente os laços

Espero que gostem e aproveitem este tutorial feito com muito amor e carinho.
Qualquer dúvida deixe nos comentários que responderei o mais rápido possível.

Todas as imagens são de minha autoria.

9 comentários:

  1. Isis do céu!
    Para tudo, que tutorial maravilhoso!
    Eu faço curso de costura, mas ainda estou na modelagem simples. Mas minha vontade é de pegar e fazer um bloomer para chamar de meu <3
    Adorei a maneira como você explicou, simples e direta!
    Senti invejinha boa de você, cursou técnico de moda e agora faculdade? Que tudo!
    Adorei o blog, e já estou seguindo, viu?
    mil beijinhoos <3

    PinkpuffyNana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que você gostou, deu um trabalhão pra montar o post mas assim vejo que valeu a pena. E sim vá e faça um bloomer para você! É muito fácil e rápido de costurar.
      Obrigada, o seu blog é maravilhoso, parabéns por ele!
      Beijinhos

      Excluir
  2. Achei bem legal, vou tentar fazer ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça :) Super fácil e simples de fazer ^^

      Excluir
  3. Adorei o post, parece super fácil de fazer. Já até cortei o molde, sendo que aumentei 2cm apenas e tenho 97cm de quadril. Fiquei na dúvida se as suas medidas dariam, pq você não disse quanto é o seu quadril rsrs

    As demais medidas cabem no seu molde.

    Vou fazer um teste com um retalho que tenho aqui, depois te digo como ficou.

    Ganbatte!! ^__^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Fico muito feliz com isso!
      Porinn, eu tenho, 90cm de quadril, mas o blommer ficar beeem soltinho em mim.
      E por favor, me diga mesmo como ficou, vou adorar saber *-*

      Excluir
  4. Ai meu Deus! Que amor de tutorial <3 Eu estava querendo fazer um blommer já a algum tempo, mas achava que seria um tanto complicado .-. Mas, com este tutorial incrível, vou tentar! Ficou lindo <3
    Um beijo,
    Lettícia Gabriella.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *-* Fico feliz que tenha gostado Lettícia
      É menos complicado do que parece, na minha opinião o blommer é a peça lolita mais fácil de se fazer, faça-o viu?
      Beijos pra vc tbm :3

      Excluir
  5. OBRIGADA ME AJUDOU MUITO JÁ FIZ E DEU TUDO CERTO